sábado, 28 de maio de 2011

MOVIMENTO HISTÓRICO

AGRADECEMOS A TODOS OS TRABALHADORES QUE PARTICIPAM DESTE MOVIMENTO HISTÓRICO NA BACIA DE CAMPOS, PELA MELHORIA DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO
TIVEMOS INFORMAÇÕES DE QUE A PARALIZAÇÃO FOI UM SUCESSO. TODAS AS UNIDADES TIVERAM ADESÃO ACIMA DE 90%.
ESTE RESULTADO REFLETE O NIVEL DE INSATISFAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO COM A OFERTA DO SETOR PATRONAL E MOSTRA O QUE VAI OCORRER SE NÃO HOUVER UMA OFERTA POR PARTE DAS EMPRESAS NO INTUITO DE ATENDER AS REIVINDICAÇÕES PROPOSTAS.
NA PRÓXIMA segunda-feira DIA 30/05/2011, 18:00H NA SEDE DO SINDICATO OCORRERÁ UMA ASSEMBLÉIA ONDE SERÁ FEITO UM BALANÇO DO MOVIMENTO DE PARALIZAÇÃO E POSSIVELMENTE UMA CONTRA PROPOSTA DO SETOR PATRONAL
DEVEMOS NOS MANTER UNIDOS E INFORMADOS SOBRE OS PRÓXIMOS ACONTECIMENTOS.

19 comentários:

  1. Prezado Senhor João,

    Agradecemos seu contato com o nosso Gabinete, demonstração de confiança no trabalho que o senador tem realizado nesta Casa Legislativa.
    Em atenção a sua mensagem, comunicamos que a situação ora descrita é regulada pela Lei N.º 5811 de 11 de outubro de 1972.
    Este Gabinete já firmou contato com a Federação Única dos Petroleiros no sentido de colocar este gabinete à disposição para quaisquer demandas que venham proteger os direitos dos trabalhadores da bacia de campos.
    Sugerimos que a categoria firme contato com os parlamentares (Deputados e Senadores) do Estado do Rio de Janeiro no sentido de somar apoio as reivindicações ora apresentadas.

    Com o abraço do senador PAULO PAIM.

    Atenciosamente,


    Gab do Senador PAULO PAIM
    Fone: (61) 3311 5224
    Visite: www.senado.gov.br/paulopaim

    Enviei um email para o Paulo Paim a respeito do 14x 21 para os contratados.
    Recebi um email dele à respeito,como diz acima.

    ResponderExcluir
  2. INFORMATIVO AÇÃO CLASSISTA

    GREVE NAS CONTRATADAS
    TODO APOIO AOS TRABALHADORES DO SETOR DE CONSTRUÇÃO CIVIL

    "AS PALAVRAS NÃO TRADUZEM,
    SÃO TRADUZIDAS.
    OS GESTOS NÃO AGEM SÓ,
    MAS ANTECIPAM A PRÓPRIA AÇÃO."

    Durante anos, a categoria petroleira foi representada apenas pelos petroleiros da Petrobrás, indicando quem teria o poder.

    Mas, numa reviravolta a moda dos ditos populares (manda quem pode, obedece quem tem juízo... por exemplo), os companheiros das empresas contratadas (Imetame, Engevix, Odebrech, Skanska, etc...) que prestam serviços na área de construção civil (para nós são petroleiros) e pintura (petroleiros, ainda), nas plataformas e bases de terra, na Bacia de Campos, realizam uma greve histórica contra a patronal.

    Demonstrando unidade e disposição de luta com muita seriedade e organização, seguem evitando os assédios (quando é possível) e ensinando a prática. Com tranqüilidade e responsabilidade a Bacia está parada no momento.

    Mesmo que a situação não inclua a pauta da redução da escala de trabalho, onde os companheiros das empresas contratadas ainda praticam a desumana escala de um dia de folga para cada dia de trabalho (14 X 14) e os empregados próprios da maior empresa do país folgam um dia e meio para cada dia trabalhado (14 X 21), sabendo todos que a pauta histórica da categoria é a redução do tempo embarcado e a redução da jornada para dois dias de folga para cada dia embarcado (o famoso 1 X 2 – seja ele na escala de 7 X 14, 10 X 20 ou mesmo o 14 X 28).

    Mesmo assim, o movimento segue firme por toda a Bacia paralisando os trabalhos em plataformas de baixa, media ou alta complexidade: SS ou fixas, em operação ou em parada de produção – praticamente todas as frentes de trabalho estão paralisadas, seguindo a lógica de não negligenciar trabalhos emergenciais, por questão de segurança, habitabilidade ou meio ambiente.

    Parabenizando a todos os que estão em luta e ensinando como se luta, deixamos este registro para que outros aprendam com a histórica greve das empresas contratadas da Petrobrás. E, lembrando que ainda não começou a luta pela redução do tempo de trabalho (1 X 2 pra geral embarcado e 30 horas pra todos das bases de terra).

    Parabéns companheiros, a luta continua!

    GLP - Grupo de Luta dos Petroleiros
    28/05/2011

    ResponderExcluir
  3. BOM DIA CAMARADAS!
    ESTAMOS ALAVANCANDO RUMO AO FUTURO E Á PARTIR DE AGORA NADA IMPEDE AGENTE DE REALIZAR NOSSOS SONHOS ,A CAMINHADA CONTINUA E SE A PATRONAL NAO REVER SEUS CONCEITOS VAO FICAR PRA TRAS .
    ESPERO CONFIANTE QUE AS EMPRESAS SE AJOELHARAO E PEDIRAO DESCUPAS PELAS BARBARIDADE COMETIDAS CONTRA NÓS HUMILDES TRABALHADORES DELAS.
    A LUTA CONTINUA E A GREVE DEVE SER ACEITA COMO UM MEIO DE MELHORIAS E VIDA PARA TODOS OS TRABALHADORES E RUMO AO 14 X21 .
    PAZ E FÉ A TODOS QUE PARTICIPARAM DESTA PARALIZAÇAO E FORÇA QUE VAO TENTAR PASSAR POR CIMA DA GENTE DE QUALQUER JEITO MAS ESTAREMOS PREPARADO PARA UMA NOVA PARALIZAÇAO

    ResponderExcluir
  4. ALGUEM PORFAVOR PODERIA ME DIZER COMO ANDA AS MOVIMENTAÇOES SOBRE O ANDAMENTO DA GREVE ?QUAL FOI NOSSO PONTO POSITIVO EM RELAÇAO AS PARALIZAÇOES QUE OUVE?

    ResponderExcluir
  5. SINTPICC /Macaé aderiu à greve de 48 horas nesta sexta-feira

    “12 mil trabalhadores fizeram paralisação”, diz o presidente do SINTPICC
    O Sindicato dos Trabalhadores de Pintura Industrial e Construção Civil (SINTPICC) de Macaé realizou uma paralisação nesta sexta-feira (27), na Praça Washington Luís. Este alerta foi aprovado em assembléia com cerca de 200 pessoas, tendo em vista o impasse negocial com a categoria patronal, visando à renovação da Norma Coletiva aplicável aos trabalhadores que prestam serviços as empresas de Montagem e Manutenção Industrial em Macaé.
    - Estamos em paralisação e uma advertência de 48h, envolvendo em torno de 12 mil trabalhadores, inclusive os funcionários que estão em alto mar também aderiram à greve. O número é muito elevado de paralisações em todo o município e estamos muitos satisfeitos e gratificados com esta adesão – afirmou o presidente do SINTPICC, João Rodrigues Vieira.
    Segundo o presidente, a categoria reivindica o reajuste salarial. Um dos impasses foi reduzir o pedido do aumento para 29% e manter as demais cláusulas da proposta.
    - Realizamos uma assembléia na última quarta-feira (25) e aprovamos um reajuste salarial de 30%. Mesmo sabendo que uma economia estabilizada 30% é difícil, mas existe uma defasagem e queremos fazer esta recuperação. E outras mais reivindicações, porém o mais importante é o salário – ressaltou.
    João ainda acrescentou que o ofício foi direcionado aos trabalhadores, autoridades e a população. “Mandamos todos os documentos para o setor patronal e na terça nos reuniremos com eles em Macaé, às 13h. É uma questão de respeito pela sociedade”, disse.
    A próxima assembléia do sindicato será realizada no dia 30 de maio, às 18h, localizado na sede do sindicato que discutirá a avaliação do movimento.
    - Será para saber se temos condições de decretar uma greve geral por tempo indeterminado. Essa avaliação será porque não posso colocar 12 mil trabalhadores em uma aventura. E espero que os funcionários não venham radicalizar e enviar uma negociação que pode ser através de desentendimento. É uma advertência, pois já paramos por 48h e podemos parar por 40 dias. Existe esta possibilidade. Existe uma diferença de 30% do pedido do aumento para 7% referido pelo patronal. A nossa minuta inclui aproximadamente 70 itens. Temos um universo de incisos para serem negociados – complementou João Rodrigues.
    Segundo a Lei 7.883 de 28 de junho de 1989, regula todo o direito de greve de todos os trabalhadores. Conforme o artigo 6º desta lei menciona os direitos assegurados aos grevistas. E destaco dois parágrafos que são os mais importantes: parágrafo primeiro diz que em nenhuma hipótese os meios adotados por empregados e empregadores poderão violar ou constranger os direitos e garantias fundamentais de outrem. Já o parágrafo segundo refere-se à proibição das empresas em adotarem meios para constranger o empregado ao comparecimento ao trabalho, bem como capazes de frustrar a divulgação do movimento.
    - O importante é dá tranquilidade aos trabalhadores e dizer que estamos agindo dentro da lei. Estamos preparados para ir ao Tribunal. E que os trabalhadores continuem resistindo porque o objetivo é conquistar os 30% - finalizou João Rodrigues.

    ResponderExcluir
  6. Sintpicc começa greve de 48 horas esperando aumento salarial de 30%
    28/05/2011 - 19h50m


    Líder sindical quer maior aumento salarial para a classe
    Douglas Chaves
    Créditos da foto: Wanderley Gil
    O Sindicato dos Trabalhadores de Pintura Industrial e Construção Civil de Macaé (Sintpicc) começou greve de 48 horas ontem (27) para reivindicar aumento salarial de 30% sobre a remuneração da classe. Os trabalhadores foram instruídos a embarcarem para as plataformas, porem, não trabalhar durante o período do movimento.

    De acordo com o presidente do sindicato, João Rodrigues Vieira, existe a possibilidade de greve geral por tempo indeterminado. “Nossa ideia é aumento salarial de 30%, porém, se as empresas mantiverem a proposta de apenas 7%, poderemos sim fazer greve geral por tempo indeterminado, pois a lei permite que isso seja feito. Não estamos fazendo nada ilegal”, afirmou.

    Segundo Vieira, na Plataforma P-48, houve denúncia de um trabalhado, afirmando que foi ameaçado para não aderiar à greve. “Um funcionário que trabalha na P-48 denunciou que lá estão fazendo ameaças contra ele. Falaram que se alguém aderir à greve será demitido por justa causa. Isso é um absurdo, pois a Constituição Federal está a nosso favor”, disse.

    Para garantir a tranquilidade da manifestação que ocorreu na praça Washington Luiz, no centro da cidade, cerca de 10 guardas municipais foram deslocados para o local. Curiosos que passavam pela praça recebiam um planfeto explicativo distribuído pelos manifestantes, onde informava a todos sobre a greve e seus motivos.

    A quantidade de pessoas que aderiram à greve só será apurada na próxima segunda-feira (30), quando ocorrerá uma reunião no sindicato de avaliação da paralisação. Já na terça-feira (31), um encontro entre os líderes sindicais e empregadores está marcado para avaliar as 72 reivindicações da classe.

    ResponderExcluir
  7. NAO PODEMOS DEIXAR A PETECA CAIR AGORA GENTE! VAMOS COMQUISTAR ESTES 30% E MELHORAR A NOSSA QUALIDADE DE VIDA

    ResponderExcluir
  8. BOM DIA ! É UMA VERGONHA TANTAS PESSOAS LEREM ESTES TEXTOS E NINGUEM SEQUER COMENTAR SOBRE O QUE SE PASSA NAS PLATAFORMAS ,SE TODOS ADERIARAM NAQUELA PLATAFORMA ,É RUIM PARA UMA CATEGORIA NAO TER APOIO DOS PROPRIOS COLEGAS DE TRABALHO ,FIQUEI SABENDO QUE A ELFE PELO MENOS EM P08 NAO ADERIU A GREVE ,COMO SERIA UMA CATEGORIA SE TODOS AVALIASSEM E RESOLVESSEM ADERIR E AJUDAR A TODOS?
    É RUIM QUANDO FATOS ISOLADOS AINDA ACONTECEM

    ResponderExcluir
  9. PRA QUEM NAO SABE ....FUNCIONARIOS DA IESA VIRARAM UM BANDO DE PELEGOS

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. disse...
    estou na p8 e realmente a elfe não deriu!
    mas oq importa é que a classe ta unida!
    e todos da PCP tiveram pulsos firmes e todos acreditam na melhoria!
    cheguei no sabado e a pcp aderiu isso que dizer a maior contrada abordo da p8, acho que depois disso eles sentiram o impacto!
    fiquei sabendo que o desembarcaram 5 companheiros

    ResponderExcluir
  12. bom dia companheiros,nós da pcp aqui em p-20 estamos embuidos de uma so opinião , que essa é a hora de provocarmos a mudanças por isso estamos decidos que NÃO aceitaremos um rejuste menor que 25% , se os companheiro concordam repassem essa ideias e unidos em um só objetivos seremos vitoriosos , estamos juntos , a vitoria é nossa , um abraço a todos

    ResponderExcluir
  13. bom dia Senhor prisidente do sindpicc venho atravez desta solicitar-lhe que por favor mande pra nos aqui em p-20 o resultado da reunião que ocorreu ontem com o patronal , pois o pessoal aqui a bordo tem me perguntado como ficou as negociações,mande pra nós por email,dilson40@hotmail.com, dede ja lhe agradeço a atenção dispensada ,obrigado uma abraço

    ResponderExcluir
  14. BOM DIA A TODOS OS CAMPANHEIROS ! QUE BOM QUE ESTAMOS UNIDOS EM PROL DE UM BEM ESTAR PARA TODOS ,PRECISAMOS DE NOS FORTALECER E SÓ ASSIM VENCEREMOS A BARREIRA DOS PODEROSOS,
    A HORA DE CONSEGUIRMOS ALGO É AGORA E NAO PODEMOS NOS DEIXAR ABATER POR CASOS ISOLADOS QUE PODEM VIR A SURGIR ,SOMOS PROFISSIONAIS QUALIFICADOS E SEREMOS ACEITOS EM QUALQUER EMPRESA IDONÊA DO BRASIL.
    CHEGA DE FAZER EMPRESAS POBRES SE ALAVANCAR SOZINHAS

    ResponderExcluir
  15. Bom dia,

    A obtive a informação de que a proposta do pratronal na reuniao de ontem não foi aceita pelo sindicato e que será marcada uma nova assembleia nos proximos dias para que seja feito uma nova proposta. Não podemos deixar cair no esquecimento temos que continuar nos mobilizando para exercer nossos direitos.

    ResponderExcluir
  16. PROPOSTA SERIA DE 8% MAIS 150 DE VALE ALIMENT. 60% HRA EXTRA,TO FORA PRECISO URGENTIMENTE DA GREVE PARA MOSTRAR A ESSA CLASSE DO SINCATO PATRONAL QUE A NOSSA É MAIS UNIDAAAAAAAAAAA

    ResponderExcluir
  17. Trabalhadores de contratadas da Petrobras estão em greve desde sexta

    Reprodução

    A paralisação já atingiu várias plataformas

    A paralisação já atingiu várias plataformas

    Trabalhadoras das contratadas da Petrobras na Bacia de Campos estão em greve desde esta sexta-feira (27/05). A paralisação já atingiu várias plataformas.

    Segundo a Sindipetro, que apóia as paralisações, a greve foi marcada pelo Sindipicc para pressionar as empresas a apresentar uma nova contra-proposta de reajuste salarial para o ACT da categoria.

    O Sindipetro-NF não representa estes trabalhadores, mas se solidariza com a sua luta. Segundo informações recebidas pelo órgão, os trabalhadores em greve estão sendo desembarcados pela Petrobras e isso tem causado manifestações de apoio dos empregados próprios aos contratados em greve.

    Outros trabalhadores também prestam solidariedade e apoio aos contratados, como no caso do manifesto de PCH-2.

    Segue na íntegra a nota enviada:

    Manifesto de PCH-2 presta solidariedade e apoio à greve das contratadas

    "Nos abaixo assinados da plataforma de Cherne 2 informamos que os companheiros das terceirizadas desta plataforma das empresas Imetame e Skanska entraram em greve a partir de zero horas do dia 27-05-2011 e gostaríamos que a nossa solidariedade e apoio fosse externada também pela direção do SindipetroNF e difundida em toda Bacia de Campos"

    Redação com assessoria

    Siga: twitter.com/siteururau

    ResponderExcluir
  18. todos na p-07 aderiram a paralização apesar do apelo do gg e dos cordenadores de terra subiram para tentar impedir a paralização , pena que isso não foi divulgado pela imprensa estamos apostos na p-07 todas as empresas aderiram.......tamo junto!!!!! contato p -07 rojopeki311@gmail.com

    ResponderExcluir
  19. ola a tds no momento da paralizaçao nao estavo abordo mais agradesço a todos pela força de vontade e esta mobilizaçao vamos a luta companheiros e conquista nossos direitos ESPERAMOS A PROXIMA PARABENS A TODOS

    ResponderExcluir